A chegada das férias significa que o momento de lazer e de descanso vai começar! Mas, para quem realmente quer aprender inglês, também é fundamental praticar nos momentos livres. Afinal, para aprender um idioma é preciso fazer com que essa prática seja contínua.
deixar a língua totalmente de lado pode prejudicar o aprendizado já adquirido. Mas a boa notícia é que é possível praticar e treinar o inglês de forma divertida durante as férias, sem precisar transformar esse estudo em algo chato!
Neste post, mostraremos quatro dicas de inglês para você, que vai tirar uns dias de descanso, mas não quer perder o costume e a prática no inglês.
Ouvir músicas ou ler livros já faz parte da rotina das pessoas. Nas férias, com mais tempo livre, isso se torna ainda mais possível. Então, por que não aliar o seu hábito à fixação de um conteúdo e ler livros em inglês?
Escolha alguns músicos que cantam em inglês e escute as canções durante o banho ou enquanto está se deslocando para algum lugar. Se possível, faça isso acompanhando a letra, em inglês, e a tradução. Aproveite também para cantar bem alto e treinar a pronúncia das palavras!
No caso dos livros, alugue na biblioteca, ou compre um exemplar e faça a leitura marcando algumas palavras desconhecidas. Em seguida, busque-as no dicionário e as repita em voz alta. É importante lembrar, nesse caso, que o livro deve estar dentro do seu nível de conhecimento do inglês.
Canais de séries na televisão e sites da internet são uma febre hoje em dia. Por isso, entre as nossas dicas de inglês está a de conciliar esse “vício” ao aprendizado da língua estrangeira! Fazer a cabeça pensar em inglês é fundamental para incentivar o cérebro a guardar palavras.
Nas plataformas de streaming, você pode colocar as legendas em inglês, juntamente com o áudio, assim você consegue acompanhar a escrita e a pronúncia ao mesmo tempo. Uma boa dica é, assistir algo que você goste muito, até mesmo que já tenha terminado, assim você não irá desanimar.
Outra dica é conciliar os filmes e séries com podcasts, ouvindo-os no celular ou no seu player predileto. Eles trazem assuntos dos mais variados, enriquecendo os seus conhecimentos e agradando a todos os gostos. Basta procurar um que mais te agrade!
Alguns exercícios feitos em sala de aula podem ser revistos durante as férias. Refaça os mais interessantes, coloque em dia seus deveres e relembre o que foi passado pelo professor.
Caso surjam dúvidas com relação ao conteúdo, faça listas para quando voltar às aulas. Assim, nada vai passar despercebido dentro da temática ensinada durante o curso.
Sobre palavras novas aprendidas nas férias, também é possível criar uma lista com elas, de forma que seja possível usá-las quando você as esquecer ou quiser tirar alguma dúvida.
Normalmente pensamos em diários como algo da adolescência. A verdade é que diários foram usados ao longo da história para registrar viagens, entrevistas e eventos relevantes. Um diário nesse formato pode ser muito interessante como forma de documentar o que aconteceu no seu dia. O desafio aqui é escrever apenas em inglês.
Uma alternativa para quem não gosta da ideia do diário pode ser a criação de uma agenda. Então, em vez de escrever o que aconteceu no seu dia, escreva sobre o que irá acontecer. Em vez de anotar “reunião ao meio-dia”, escreva “meeting at noon”, por exemplo.
Mesmo nas férias, reserve um tempo para ao menos uma dessas atividades todos os dias. Se for seguir uma dica ou as quatro, o mais importante é definir um objetivo, manter o foco e não desistir, aproveitando para se divertir no meio-tempo.